quarta-feira, 21 de abril de 2010

Taís Araújo: 'ódio' ao lembrar derrota do Brasil para a França em 1998


Um passeio por Saint-Denis, durante um período de férias, tinha tudo para ser agradável para Taís Araújo. Mas um letreiro com a inscrição “10 years” ("10 anos") mudou o humor da atriz: o Stade de France comemorava o décimo aniversário da vitória da França por 3 a 0 sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998. O jogo que a protagonista de “Viver a Vida” não esquece quando pensa no torneio.

- É horrível perder, nós estávamos tão confiantes, tão certos. De repente a coisa desanda... Tinha todo aquele mistério, o que aconteceu com o Ronaldo? Há pouco tempo estive na França e eles tinham uma faixa comemorando a vitória no estádio. Fiquei com ódio quando eu vi – contou Taís, por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

André Amaral/GLOBOESPORTE.COM

Stade de France em 2008 com a comemoração de 10 anos do título sobre o Brasil

Campeão mundial em 1994, após 24 anos na fila, a seleção de Zagallo chegou à França como maior favorita ao título. Na primeira fase, venceu Escócia (2 a 1) e Marrocos (3 a 0), mas perdeu para a Noruega (2 a 1). Depois, eliminou Chile (4 a 1), Dinamarca (3 a 2) e Holanda (4 a 2 nos pênaltis, após empate de 1 a 1).

Na decisão, no dia 12 de julho, o Brasil entrou abalado em campo por causa de um problema com Ronaldo na concentração (provavelmente uma convulsão) e acabou perdendo por 3 a 0, com dois gols de Zidane de cabeça no primeiro tempo e um de Petit, já nos acréscimos.

'Camisa feia, de quadradinho'

Vascaína de carteirinha, a Helena de “Viver a Vida” não vê um jogo do seu clube ao vivo há cerca de dez anos. Mas em 2006 foi ao Estádio Olímpico de Berlim assistir à vitória do Brasil por 1 a 0 sobre a Croácia, na estreia da Copa na Alemanha (veja no vídeo abaixo). Além do gol de Kaká, lembra das provocações da torcida brasileira aos rivais, que jogavam com camisa quadriculada com as cores branca e vermelha:

- Passei só uma semana na Alemanha e voltei, porque eu estava gravando “Cobras e Lagartos”. O jogo não foi bom, mas eu lembro da musiquinha da torcida: “Camisa feia, de quadradinho, todo croata que eu conheço é v...”. (risos) Eu ria muito, não acreditava que eles estavam cantando aquilo.

Neste ano, Taís até chegou a pensar em ir para a África do Sul quando “Viver a Vida” terminar. Mas acabou preferindo outro destino e ficará longe das notícias da Copa do Mundo, pois passará o período do torneio fora do Brasil. A volta ao país está marcada para 10 de junho, um dia antes da final.

- Não vou estar aqui na época da Copa, o que é lamentável. Mas volto dia 10. Espero que o Brasil esteja na final!

E, para evitar mais traumas e passeios sem final feliz de Taís pelo mundo, que o resultado seja diferente daquele no Stade de France em 1998.

0 comentários:

Postar um comentário