Holanda e Gana marcam amistoso de preparação para o Mundial

  Agência/Reuters

Gana perdeu para a Bósnia por 2 a 1 em amistoso realizado em março

As seleções de Holanda e Gana marcaram um amistoso para 1º de junho, em Roterdã, dez dias antes de a bola começar a rolar na Copa do Mundo na África do Sul.

A equipe africana começará a treinar para a Copa em 24 de maio, quando iniciará um período de concentração na França. No dia 27 de maio, a seleção treinada por Milovan Rajevac fará mais um amistoso, ainda sem rival revelado. O último jogo de Gana antes do Mundial será contra a Letônia, em Londres, em 5 de junho.

A Holanda também tem outros dois amistosos já marcados. Em 26 de maio, a Laranja enfrenta o México na Alemanha. Depois de Gana, a seleção de Bert van Marwijk enfrentará a Hungria em Amsterdã, no dia 5 de junho.

Gana está no Grupo D da Copa, com Alemanha, Sérvia e Austrália. A estreia será em 13 de junho, contra os sérvios. Já a Holanda é do Grupo E, com Dinamarca, Japão e Camarões. O primeiro jogo será contra os dinamarqueses, no dia 14 de junho.
Read More

‘Cabañas evoluiu 95% na parte física e 70% na mental’, diz neurologista

O neurologista Celso Fretes, que acompanha de perto o tratamento de Salvador Cabañas, afirmou ao jornal paraguaio “ABC Color” que o atacante está quase recuperado da cirurgia que sofreu na cabeça após ter levado um tiro em 25 de janeiro.

- Cabañas chegou à clínica com 20% de evolução na parte física e agora alcançou 95%. Na mental, digamos que chegou a 70%, tendo entrado com 20%. Isso é muito importante – disse o médico.

Fretes afirmou ainda que Cabañas poderia deixar Instituto de Reabilitação FLENI, na Argentina, em até um mês. Mas o pai do atacante do América do México, Dionisio Cabañas, negou essa possibilidade e disse que o filho ficará pelo menos mais nove semanas no local. Segundo o médico, o jogador poderia morar fora da clínica e fazer tratamento no local.

Como o Jornal Nacional mostrou recentemente, Fretes contou que Cabañas tem jogado futebol na clínica com preparadores. Seu pai disse que o objetivo do atleta é se recuperar logo e ainda ter chances de ir à Copa do Mundo.

- Ele realiza exercícios exigentes, de alta performance como qualquer atleta. E joga futebol informalmente com o pessoal da clínica – afirmou o neurologista.
Read More

Roque Santa Cruz diz que Paraguai precisa ser 'mais forte mentalmente’

Roque Santa Cruz e Cardozo: Paraguai conta com ataque forte para o Mundial

Em 1998 e 2002, o Paraguai de Gamarra e Arce caiu nas oitavas de final da Copa do Mundo. Mesmo sem Cabañas, destaque das eliminatórias, na África do Sul, o atacante Roque Santa Cruz acredita que a seleção pode ir mais longe neste ano. Mas para isso precisa ter mais maturidade em jogos decisivos.

- Talvez tenhamos que melhorar no aspecto da mentalidade. As pessoas vêm falando durante anos que somos uma equipe que normalmente cai diante de equipes maiores. Precisamos ser mais fortes mentalmente, para jogar o mesmo futebol contra todos. Agora temos uma grande chance de provar que melhoramos – disse o jogador do Manchester City ao site da Fifa.

Santa Cruz aposta alto no sucesso do Paraguai na Copa. Para ele, a geração treinada pelo argentino Gerardo Martino é a melhor que já vestiu a camisa da seleção até hoje:

- Temos agora provavelmente a melhor seleção da nossa história. E estamos de olho em ir além do que tivemos no passado, que foi passar à segunda fase.

O Paraguai chegou a liderar as eliminatórias sul-americanas por várias rodadas, mas terminou em terceiro atrás de Brasil e Chile. A seleção fez 24 gols em 16 jogos, mas perdeu seu principal atacante: Cabañas levou um tiro na cabeça em janeiro, foi operado e hoje recupera-se em uma clínica na Argentina, praticamente sem chances de ir à África do Sul. Mesmo assim, Santa Cruz confia no poder ofensivo do time.

- Agora somos muito bons atacando. O Paraguai sempre foi muito famoso na América do Sul por ter uma das defesas mais duras do continente, mas ultimamente também podemos ser considerados um dos melhores ataques. - Essa combinação torna nosso time difícil de derrotar – conclui o atleta.

Sem Cabañas, Martino deverá convocar Santa Cruz, Óscar Cardozo (Benfica), Nelson Haedo Valdez e Lucas Barrios, ambos do Borussia Dortmund, para a Copa.
Read More

Queiroz viaja quarta para vistoriar concentração de Portugal na África do Sul

Carlos Queiroz irá à África do Sul para saber como está a concentração de Portugal

Uma comitiva da seleção portuguesa, incluindo o técnico Carlos Queiroz, embarca quarta-feira para a África do Sul, onde fará uma vistoria do local que servirá de concentração para a equipe durante a Copa do Mundo.

Acompanhado do presidente da federação, Gilberto Madaíl, Queiroz irá ao Valley Lodge, em Magaliesburg. O hotel fica entre Joanesburgo e a capital Pretória, a cerca de 45 minutos do aeroporto.

Antes de ir para a África do Sul, a seleção fará um período de treinamentos em Covilhã, entre 13 de maio (três dias após a convocação) e 1º de junho. Na cidade, Portugal vai enfrentar Cabo Verde e Camarões em amistosos de preparação.

A seleção de Cristiano Ronaldo está no Grupo G com Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte. A estreia na Copa será contra a Costa do Marfim, em 15 de junho.
Read More

África do Sul conclui aeroporto e Zuma diz que transporte não será problema

Principal porta de entrada da África do Sul e do continente africano, o Aeroporto Internacional O.R. Tambo, em Joanesburgo, está pronto para a Copa do Mundo. O fim das obras de ampliação e infra-estrutura foi oficializado nesta quarta-feira, numa cerimônia no próprio aeroporto. Na ocasião, o Comitê Organizador do Mundial divulgou o plano de transporte que vai atender a fãs e jornalistas nas nove cidades-sede.

As reformas no aeroporto começaram em 1994 (muito antes de a África do Sul se tornar a sede da Copa) e de lá para cá o lugar se transformou radicalmente – passou de pequeno e estreito a moderno e funcional, podendo ser comparado aos melhores do mundo. Até o nome mudou, de Jans Smuts para Oliver R. Tambo, uma homenagem a uns dos principais ativistas anti-apartheid do país. A estimativa é que cerca de 60 mil passageiros circulem diariamente pelo aeroporto durante a Copa.


Agência/Reuters

Saguão do O.R. Tambo já vive o clima de Copa com uma bola gigante

Para o presidente da África do Sul Jacob Zuma, o aeroporto internacional de Joanesburgo é a prova de que o país está preparado para receber a Copa daqui a 51 dias.



  Agência/Reuters

Zuma (dir.) inaugura o novo setor do aeroporto

- Ao ver essa obra maravilhosa que fizemos, sinto um orgulho imenso de ser sul-africano. A Copa trará muitos benefícios ao país e este aeroporto é um grande exemplo disso. Garanto que a área de transporte foi muito bem planejada e que os fãs não terão dificuldades para se locomover, por terra ou pelo ar – afirmou Zuma, que esteve presente à cerimônia, assim como um batalhão de ministros de seu governo.

Uma boa notícia aos torcedores é que o trecho do Gautrain (trem rápido) entre o Aeroporto O.R. Tambo e o bairro de Sandton será inaugurado no dia 8 de junho e não mais em 27 de junho, como estava previsto. A passagem custará entre 70 e 100 rands (R$ 18 a R$ 25).

A África do Sul tem ainda outros dois aeroportos internacionais, um em Durban e outro na Cidade do Cabo. O novo aeroporto de Durban, ao norte da cidade, entrará em operação no dia 1º de maio. Outras informações sobre transporte durante a Copa do Mundo (como horários e preços de ônibus para os estádios)
Read More

Del Bosque teme lesões, mas diz que há tempo para recuperação de jogadores

Fábregas teve o perônio da perna direita fissurado em jogo contra o Barcelona

Iniesta, Fábregas e Fernando Torres estão contundidos e deverão voltar a jogar pouco antes da Copa do Mundo. A situação dos três jogadores, importantes na seleção espanhola, preocupa o técnico Vicente del Bosque. Mas o treinador acredita que ainda há tempo para ter o time bem fisicamente na África do Sul.

- Falta mais de um mês para começarmos o trabalho e acredito que há tempo para que quase todos fiquem bem. Isso é normal nesta altura da temporada e espero que quase todos cheguem na Copa em boas condições. Não podemos ir com cinco ou seis jogadores entre algodões – disse Del Bosque em entrevista ao "Marca".

O ex-técnico do Real Madrid não quis polêmica com Fernando Torres, que passou por uma artroscopia no joelho direito, segunda-feira, e ficará até seis semanas sem poder jogar no Liverpool, o que pode prejudicar sua preparação para o Mundial.

- Ele decidiu operar com o consentimento do clube. Não podia jogar no estado que estava.

Apesar da confiança em ter a seleção completa na África, Del Bosque disse que tem boas opções entre os reservas para substituir os titulares. A Fúria está no Grupo H com Suíça, Honduras e Chile. A estreia será contra os suíços, em 16 de junho.
Read More

Filipe Luís volta a treinar normalmente três meses após grave lesão

Arquivo/CBF

Filipe Luís contraria previsão dos médicos

O técnico Dunga já pode contar com mais um candidato a ocupar uma das vagas na lateral-esquerda da seleção brasileira na Copa do Mundo. Três meses após sofrer uma fratura na fíbula, Filipe Luís, do La Coruña, voltou nesta terça-feira a treinar com seus companheiros de equipe. Ele participou normalmente dos exercícios com bola, como chutes a gol, e até disputou um coletivo.

Segundo o próprio lateral, sua intenção é entrar em campo em pelo menos duas partidas até o fim da temporada. Na atual edição do Campeonato Espanhol, o time da Galícia fará mais cinco jogos.

Curiosamente, o último deles será no dia 16 de maio contra o Athletic Bilbao, mesma equipe que o jogador enfrentava quando sofreu a grave lesão, no dia 23 de janeiro.

O prazo previsto para a recuperação de Filipe era de quatro a seis meses, como disse o traumatologista que operou o brasileiro, Rafael Arriaza. Após a cirurgia, o médico disse que o lateral deveria pensar "na próxima temporada".

No entanto, o retorno do ex-jogador do Figueirense aos gramados foi tão surpreendente que no dia 3 de abril ele já treinava chutes a gol. O técnico do La Coruña, Miguel Angel Lotina, afirmou na ocasião que sentiu "medo ao vê-lo" em campo.
A obstinação de Filipe em se recuperar brevemente se deve à sua vontade de ser convocado para o Mundial e ao fato de acreditar que as vagas para sua posição não estão definidas.

Michel Bastos, que atuou como titular da lateral esquerda nas últimas partidas da seleção, tem jogado como meia ofensivo no Lyon. Além dele, Marcelo, do Real Madrid, e André Santos, do Fenerbahçe, são os outros candidatos a vaga na posição. Já Roberto Carlos, que vem se destacando no Corinthians, não parece fazer parte dos planos de Dunga.
Read More

Paraguai disputa amistosos contra adversários do Brasil na Copa

http://www.copadomundo2010.net/wp-content/uploads/2009/06/paraguai-x-brasil-300x240.jpg

A Coreia do Norte, rival do Brasil no Grupo G da Copa do Mundo 2010, disputará uma partida amistosa com o Paraguai como preparação para o torneio.

Depois do encontro contra os norte-coreanos, que será disputado no dia 15 de maio, na cidade suíça de Genebra, a seleção dirigida pelo argentino Gerardo Martino começará uma pré-temporada em Evian, na França.

A seleção paraguaia já havia agendado outros três amistosos, todos na Suíça. O primeiro será contra a Irlanda, no dia 25 de maio, em Dublin. Depois, no dia 28 do mesmo mês, enfrentará a Costa do Marfim, também adversária do Brasil na primeira fase. E, por fim, jogará contra a Grécia no dia 2 de junho.

O Paraguai enfrenta Itália, Eslováquia e Nova Zelândia na primeira fase do Mundial, e fará sua pré-temporada com um elenco de 29 ou 30 jogadores, cujos integrantes serão anunciados por Martino no próximo dia 4.

Posteriormente, a delegação paraguaia ficará reduzida a 23 jogadores e, no dia seguinte ao jogo contra a Grécia, viaja para Pietermaritzburg, sede da concentração durante a primeira fase do Mundial.
Read More

Técnico do La Coruña elogia o brasuca: 'Filipe Luís queria treinar mais'

Arquivo/CBF

Filipe Luís voltou a trabalhar com bola

A surpreendente recuperação do lateral Filipe Luís deixou animado o técnico do Deportivo La Coruña, Miguel Ángel Lotina, que voltou a contar com o brasileiro em um treino coletivo desde que o jogador sofreu uma fratura na fíbula no dia 23 de janeiro, em partida contra o Athetic Bilbao.

- Atualmente, é claro, Filipe não está pronto para jogar, mas nesta terça-feira, quando acabou o treino, me perguntou se não havia mais alguma atividade. Ele está muito bem se for levado em conta o curto tempo desde a lesão - afirmou.

Lotina revelou ainda que os outros jogadores do time aplaudiram o brasileiro no vestiário quando souberam que ele iria treinar com eles, e se mostrou otimista quanto às chances dele disputar duas partidas até o fim da temporada espanhola.

- Seria bom se ele conseguisse jogar pelo menos duas vezes para que, visando a próxima temporada, não fique com traumas da lesão, embora fisicamente ainda precise melhorar - disse o treinador.

Caso dispute a penúltima rodada do Campeonato Espanhol, Filipe entraria em campo já no início de maio, contra o Mallorca.

O treinador afirmou estar na torcida para que o lateral seja convocado por Dunga para disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira.

- Não sei o que pensa o técnico do Brasil, nem que substitutos tem para Filipe, mas ficaria muito feliz se ele fosse ao Mundial. Seria uma grande notícia para ele e para todos. Se não tivesse sofrido a lesão, teria uma vaga, sem dúvida - finalizou.
Read More

Trem rápido de Joanesburgo começa a operar no dia 8 de junho

Estação no aeroporto de Joanesburgo

Os cerca de 20 quilômetros que separam o Aeroporto Internacional de Joanesburgo e o bairro de Sandton poderão ser percorridos em pouco mais de dez minutos, a partir do dia 8 de junho. O Comitê Organizador da Copa do Mundo confirmou nesta terça-feira  que o trecho do Gautrain (trem rápido) ligando os dois pontos estará em funcionamento antes da data prevista - 27 de junho. Será o primeiro trecho do Gautrain a operar na cidade e a passagem custará entre 70 e  100 rands (R$ 18 e R$ 25).

Um grupo de jornalistas foi convidado a testar o Gautrain como parte das comemorações para os 50 dias da Copa. Os trens são equipados com cadeiras acolchoadas e podem atingir até 160 quilômetros por hora.

Além de evitar o trânsito caótico da cidade nos horários de rush, a viagem de trem é bem mais barata do que pegar um taxi até Sandton, que não sai por menos de 300 randas (R$ 75). O Gautrain também ajuda a minimizar os problemas de transporte do país, já que a maioria da população ainda depende de vans informais para se locomover. No entanto, um dos trechos mais aguardados, ligando o Aeroporto de Joanesburgo à cidade de Pretória, só ficará pronto no meio de 2011.

Como não há estações do Gautrain perto dos estádios, em dias de jogo centenas de ônibus fretados serão disponibilizados para levar os torcedores aos locais das partidas. Os pontos de encontro serão hotéis credenciados pela Fifa e estações de “Park and Ride”, onde os fãs poderão estacionar seu carro.

  
Marta Reis/GLOBOESPORTE.COM

Os trens podem atingir até 160 quilômetros por hora

Read More

‘Parece impossível um Mundial sem Ronaldinho em campo’, diz o próprio

  Agência/EFE

Camisa 16 e participação somente no segundo tempo: última partida de Ronaldinho pela seleção

O mistério de Dunga só será desvendado no dia 11 de maio, quando anunciará os convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo. Mas o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho parece estar convicto de que conseguirá convencer o técnico a levá-lo para a África do Sul. Para o craque do Milan, é difícil imaginar o Mundial sem ele lá.

– Nesse último período tive alguns problemas na seleção brasileira, mas me parece impossível um Mundial sem Ronaldinho em campo. Aliás, se penso no risco de não participar, fico mal. Por isso digo que honrarei o meu país e, junto com a minha seleção, vencerei – disse Gaúcho em entrevista que será publicada na quarta-feira pela revista italiana Chi, segundo a agência Ansa Latina.

Ronaldinho não disputa uma partida com a amarelinha desde primeiro de abril de 2009, quando entrou no segundo tempo na vitória sobre o Peru, por 3 a 0, no Beira-Rio, ainda pelas eliminatórias.

Gaúcho teve bons momentos na temporada pelo Milan, mas não voltou a ser convocado por Dunga. Nas últimas rodadas, o craque caiu de produção, assim como o time treinado por Leonardo, que está em terceiro no Campeonato Italiano e com poucas chances de conquistar o título.
Read More

LEMBRA DELE? Éder pede Ganso e Neymar: ‘Se não levar tem que ser preso’

  Agência/Getty Images

Dono da camisa 11 da seleção quase uma década, Éder tinha o chute como principal arma

O torcedor brasileiro que tiver mais de 35 anos lembra muito bem dos canhões de Éder Aleixo na Copa de 1982. O atleticano, então, nunca se esquece. Ídolo do Galo, o ex-ponta-esquerda seguiu a corrente e também pediu Ganso e Neymar na seleção brasileira de Dunga. Mas de uma forma inusitada.

– Se não levar tem que ser preso – afirmou, em tom de brincadeira.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, a "Bomba de Vespasiano" deixou claro que não há feridas abertas mesmo após rever a reprise da Batalha de Sarriá, exaltou o “pai” Telê Santana, disse que repetiria tudo na carreira e contou como mata as saudades do Mineirão: trabalhando. Fama de garanhão? Só enquanto jovem e solteiro...

Trabalho no Mineirão é para matar a saudade?

É uma empresa de marketing esportivo, e sou diretor de marketing há alguns anos. Minha função é de captação, com placas externas. Agora o estádio fecha para reforma, mas posso dizer que melhorou muito com a vinda da equipe. Vou muito pouco aos jogos, vejo a maioria em casa, mas durante a semana estou lá todos as tardes. Dá para matar a saudade legal, gostaria de fazer tudo de novo.
Read More

África do Sul pede envolvimento de cidadãos na Copa

  Ag./EFE

Danny Jordaan, diretor-executivo da Copa

O diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2010 (LOC), Danny Jordaan, pediu nesta quarta-feira aos sul-africanos que se envolvam no evento, restando apenas 50 dias para o início do torneio.

"Este é um momento de comemoração. Peço a todos os sul-africanos que se envolvam na Copa porque é nosso torneio. Devemos lembrar que uma grande parte do sucesso do evento depende de como os sul-africanos receberão o resto do mundo neste ano. Depende de cada um de nós assegurar que mostremos a todos os visitantes, e à audiência global de televisão, a amizade e unidade da África do Sul", disse Jordaan por meio de um comunicado.

"A infraestrutura está em seu lugar, nossos estádios estão prontos e já estão recebendo jogos, os planos de transporte estão sendo finalizados, as equipes selecionaram os campos de base, os ingressos são vendidos rapidamente", citou Jordaan. Para ele, agora só faltam os melhores jogadores do mundo virem ao país.

"Esta Copa dá aos sul-africanos a oportunidade de mostrar ao mundo quem realmente somos após 16 anos de democracia", assinalou o diretor do Comitê.

O Comitê escolheu o estádio Galeshewe, na cidade de Kimberley, para comemorar que faltam apenas 50 dias para a Copa, contando com um enorme palco onde estiveram diversos músicos e oradores, entre eles o presidente do país, Jacob Zuma.

Embora as comemorações em Kimberley sejam hoje as de maior destaque na África do Sul, outras cidades do país, entre elas Durban e Joanesburgo, organizaram suas próprias cerimônias para celebrar a chegada em breve da Copa.
Read More

Taís Araújo: 'ódio' ao lembrar derrota do Brasil para a França em 1998


Um passeio por Saint-Denis, durante um período de férias, tinha tudo para ser agradável para Taís Araújo. Mas um letreiro com a inscrição “10 years” ("10 anos") mudou o humor da atriz: o Stade de France comemorava o décimo aniversário da vitória da França por 3 a 0 sobre o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998. O jogo que a protagonista de “Viver a Vida” não esquece quando pensa no torneio.

- É horrível perder, nós estávamos tão confiantes, tão certos. De repente a coisa desanda... Tinha todo aquele mistério, o que aconteceu com o Ronaldo? Há pouco tempo estive na França e eles tinham uma faixa comemorando a vitória no estádio. Fiquei com ódio quando eu vi – contou Taís, por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

André Amaral/GLOBOESPORTE.COM

Stade de France em 2008 com a comemoração de 10 anos do título sobre o Brasil

Campeão mundial em 1994, após 24 anos na fila, a seleção de Zagallo chegou à França como maior favorita ao título. Na primeira fase, venceu Escócia (2 a 1) e Marrocos (3 a 0), mas perdeu para a Noruega (2 a 1). Depois, eliminou Chile (4 a 1), Dinamarca (3 a 2) e Holanda (4 a 2 nos pênaltis, após empate de 1 a 1).

Na decisão, no dia 12 de julho, o Brasil entrou abalado em campo por causa de um problema com Ronaldo na concentração (provavelmente uma convulsão) e acabou perdendo por 3 a 0, com dois gols de Zidane de cabeça no primeiro tempo e um de Petit, já nos acréscimos.

'Camisa feia, de quadradinho'

Vascaína de carteirinha, a Helena de “Viver a Vida” não vê um jogo do seu clube ao vivo há cerca de dez anos. Mas em 2006 foi ao Estádio Olímpico de Berlim assistir à vitória do Brasil por 1 a 0 sobre a Croácia, na estreia da Copa na Alemanha (veja no vídeo abaixo). Além do gol de Kaká, lembra das provocações da torcida brasileira aos rivais, que jogavam com camisa quadriculada com as cores branca e vermelha:

- Passei só uma semana na Alemanha e voltei, porque eu estava gravando “Cobras e Lagartos”. O jogo não foi bom, mas eu lembro da musiquinha da torcida: “Camisa feia, de quadradinho, todo croata que eu conheço é v...”. (risos) Eu ria muito, não acreditava que eles estavam cantando aquilo.

Neste ano, Taís até chegou a pensar em ir para a África do Sul quando “Viver a Vida” terminar. Mas acabou preferindo outro destino e ficará longe das notícias da Copa do Mundo, pois passará o período do torneio fora do Brasil. A volta ao país está marcada para 10 de junho, um dia antes da final.

- Não vou estar aqui na época da Copa, o que é lamentável. Mas volto dia 10. Espero que o Brasil esteja na final!

E, para evitar mais traumas e passeios sem final feliz de Taís pelo mundo, que o resultado seja diferente daquele no Stade de France em 1998.
Read More